sexta-feira, novembro 03, 2006

MONTRA INSÓLITA




A MONTRA MAIS INSÓLITA DE COIMBRA...
(5.ª Dimensão???!!!!...)


P.S. Loja execrável de dia e exuberante de noite...




OLHAI DURANTE 20 '




VIAGEM NO TEMPO.....


(20 August 1890–15 March 1937)

Ontem, perpassou por mim um turbilhão que me fez atravessar uma "barreira temporal".
Um "anel do tempo"!
Será que voltei atrás no tempo e ... e...
tenho que repetir tudo outra vez do início???!!!!.....

Inventaram-se as palavras, mas um computador não deixa de ser um "ser vivo"!
Perguntem-me como!

O gotejar de uma gota de água bastante grossa (cerca de 5 cm. de espessura) a cair num já escurecido "capitel" de forma cadenciada (de 3 em 3 segundos), com bastante violência, sempre no mesmo sítio, num dos Monumentos mais emblemáticos da Cidade de Coimbra: a Igreja de Santa Cruz, sita à entrada da famosa "Baixa" da Cidade, num moderno Largo do Município.....São as já costumeiras "ironias da vida", e que não condeno...Se calhar o Presidente não anda a caminhar como eu até à 1 h. da manhã pelos becos e ruas da labiríntica "Baixa" de Coimbra atento a estes pormenores que desconhece...: a 5. ª Dimensão, onde não se vê "viv'alma" durante todo o tempo, e ..... onde parece que o tempo parou.
Podem observar-se os arranjos das montras com uma calma serena e atenta, muito concentrada. Ontem vi, talvez, a montra mais bonita já alguma vez vista por mim: Uma loja de "arranjos de corte e costura", onde a "feia" Loja durante o dia (porta de alumínio não lacado, chão de tijoleira horrível castanho, uma Loja de arrepiar), nada bonita de dia, como de noite se transforma numa montra das mais belas deste "buraco temporal", instalado na "5.ª Dimensão": Um Manequim vestido...de mulher....sobriamente vestido, de chapéu discreto, tendo na pequena parede atrás de si, um Quadro com uma "folha de um Plátano" emoldurada, e uma "Luz" quente e absorvente e pendente até à altura do nosso olhar, equipada com um "Abat-Jour" cor de salmão, de formato oval mas com anéis, a iluminar de forma estranhíssima este cenário, diria perturbante.
Um espelho em frente ao Manequim. Perturbador!
Sinceramente, não resisti a fotografar este tão curioso cenário e colocarei aqui a respectiva foto....

Meus Amigos e Companheiros, cuidai de vós que eu também cuido de mim...
Coimbra serve os meus ideais, embora, como disse, tenha a leve sensação de ter de começar tudo, ou quase tudo, de novo...
Ou seja: perguntar-me-ia: "repetir tudo outra vez do início!".

Duarte Barrilaro Ruas
P.S. Uma sensação de leve bem/mal-estar...

- Sr. Lovecraft? Tem alguma coisa a ver com isto?".....lol...digo eu